Agrese publica boletins mensais de produção e consumo de gás natural

Agrese publica boletins mensais de produção e consumo de gás natural

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) divulga no site institucional, através da atuação da Câmara Técnica de Gás Canalizado (CAMGAS), os boletins de produção e consumo de gás natural, que tem como objetivo fornecer informações mensais sobre a movimentação de gás natural no âmbito nacional e local, com maior ênfase no Estado de Sergipe.

Nos presentes boletins são publicados os dados fornecidos pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referentes à produção, queima, oferta total, demanda e consumo de gás, incluindo o demandado pelas fábricas de fertilizantes nitrogenados (FAFENS).

Nos dados referentes ao estado de Sergipe, além de constar informações fornecidas pelos dois órgãos federais, há também dados disponibilizados pelo Concessionário Local, tais como consumo de gás no mercado cativo, dividido por segmento e extensão de rede, permitindo uma melhor compreensão do mercado de gás estadual.

Em destaque no boletim do mês de outubro de 2022, é citada a produção de gás natural em Sergipe, que passou de 0,006 MMm³/ dia para 0,014 MMm³/dia, uma variação positiva em 133,3% quando comparado ao mês anterior (setembro 2022).

O diretor da CAMGAS, Douglas Costa, explica que os boletins mensais são importantes tanto para o monitoramento do mercado, quanto para que a Agência Reguladora possa realizar prestação de contas perante à sociedade, da atuação de Sergipe em relação à demanda energética de gás e à produção de petróleo. “Entendemos que a Agência deve facilitar o acesso a informações de importância para a população sergipana, esclarecendo a participação do Estado na produção e consumo de Gás no cenário nacional.”

Vale ressaltar que a publicação dos boletins referente aos meses de novembro e dezembro de 2022 será feita assim que os dados forem divulgados pelo MME e ANP.

Última atualização: 3 de fevereiro de 2023 07:55.

Pular para o conteúdo