Acertar: Técnicos da Agrese participam de curso on line

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) realizou, na última segunda-feira (25), um Curso Básico para auditores “Como respeitar o prazo de 31/12/2020 para realizar as certificações de Água e Esgoto?” sobre regulação e fiscalização de Saneamento para seus técnicos da área. O curso on line, contou com a participação de colaboradores dos setores da Agrese, com duração de 8 horas.

Gerar e gerir informação confiável é imprescindível para moldar o futuro da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A informação adequada permite a tomada de decisões gerenciais e operacionais racionais e solidamente fundamentadas. Cabe as agências reguladoras, tribunais de contas e auditores internos das companhias de água e esgotamento sanitário, verificar a confiabilidade da informação, que é usada para a formação de tarifas e indicadores de qualidade do serviço prestado.

No curso foram apresentados os controles e testes de controle relativos às práticas de auditoria de informação em saneamento, com foco no grupo de indicadores básico da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR). Especificamente, também foram abordados os fluxos de informação associados a gestão Comercial; Recursos Humanos; Suprimentos, Compras e Contratos; Tributária; Contábil; Manutenção do Cadastros de Redes; Processo Operacional e Controle da Qualidade da Água.

Foram disponibilizados materiais de apoio, tais como planos de auditoria, templates e workpapers para executar auditorias que podem ser realizadas com caráter interno ou externo.

“O projeto Acertar é uma ferramenta de grande importância para o controle da qualidade dos serviços de saneamento ao utilizando mecanismos e testes de controle para o gerenciamento da qualidade da informação coletada. Desta forma, a participação neste curso é necessária para o quadro atual da agência reguladora esclarecendo e tirando dúvidas sobre o processo de implantação do projeto e o procedimento de coleta de informações”, declarou o Subdiretor da câmara técnica de saneamento da Agrese, José Wellington Corrêa Leite.

“Essas capacitações para os servidores são os principais instrumentos para o aprimoramento da gestão na prestação de serviços públicos praticados pelas concessionárias e permissionárias. Além, logicamente, de controlar a qualidade na prestação dos serviços que estabelecem para cada setor”, reforçou o Presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira.

Participaram do curso on line a Diretora Técnica da Agrese, Regina França do Rosário, o Subdiretor da câmara técnica de saneamento, José Wellington Corrêa Leite e os Assessores Matheus Rodrigues, Eryson Wilker Vieira Passos e Lady Diana Ávila de Souza.


Ascom/Agrese

Última atualização: 17 de dezembro de 2021 11:53.

Pular para o conteúdo