Agenda Semanal Abar conta com dois Webinars

Na semana de 01 a 05 de maio, a Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar)realiza dois Webinars para capacitação de servidores e interação com a comunidade reguladora. Veja os eventos programados para esta semana:

Webinar ABAR Ao Vivo: Conhecendo os prestadores de resíduos sólidos: consorciamento de resíduos sólidos
Dia: 02 de junho

Horário: 15 às 16:30

Palestrantes:

Fernando Tomaselli, Diretor Executivo do Consórcio intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Mestre em Gestão de Políticas Públicas – Univali/SC. Ex-Prefeito por 2 mandatos do município de Rio dos Cedros – SC.

Joselito Silveira, Secretário Executivo do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS). Curso de Pós-graduação em Educação Ambiental – Instituto Federal Fluminense (IFF) – 2009; Licenciatura Ciências Biológicas – Universidade Salgado Oliveira (UNIVERSO / CAMPOS-RJ) – 2007; Municipal Solid Waste Management in Developing Countries by École Polytechnique Fédérale de Lausanne on Coursera. Certificate – December,2018. Secretário Executivo do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS) – 2016 / Corrente; foi Coordenador de Implantação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Sobral – 2015 / 2016; Coordenador de Elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Sobral – 2014 / 2015; Assessoria de Imprensa (Fotógrafo) do Governador do Ceará – 2010 / 2014; Agência P/ Desenvolvimento Regional Sustentável (Consórcio Turismo CE-PI-MA) – 2009/ 2010 – Gerente Executivo.

Vanessa Silva Faria, Diretora Administrativa do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande – CONVALE. Advogada, especialista em direito processual, ocupa os cargos de diretora administrativa do CONVALE – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, e diretora administrativa da AMVALE (Associação de Municípios da Micro Região do Vale do Rio Grande, e apoio administrativo ao CISTRISUL (Consórcio Urgência e Emergência do Triângulo Sul), e faz parte do comitê gestor do projeto piloto FEP – PPP Resíduos Sólidos do CONVALE, com Ministério do Desenvolvimento Regional.

Moderadores:

Vanessa Schmitt, Assessora da Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal – Adasa. Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Coordenadora do Grupo de Regulação em Manejo de Resíduos Sólidos da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR. Vice Coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

Alceu de Castro Galvão Júnior, Analista de Regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará – ARCE. Engenheiro Civil. Mestre em Hidráulica e Saneamento e Doutor em Saúde Pública. Ganhador do Prêmio Jabuti 2012 (3º lugar na categoria ciências exatas). Autor e editor de livros sobre planejamento e regulação do setor de saneamento básico.

Webinar ABAR Ao Vivo: Eficiência energética na regulação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Dia: 03 de junho

Horário: 15 às 16:30

Inscrição: Não é necessário, basta assinar o link da transmissão.

Palestrante: Rita Cavaleiro. Coordenadora do ProEESA 2 “Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água. AKUT ao serviço da GIZ” Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério de Desenvolvimento Regional do Brasil. Engenheira do Território pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL/IST 1998). Pós-Graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa (UNL/FCT 2003). Analista e Auditora da Entidade Reguladora de Água e Resíduos de Portugal (2004-2011) Consultora externa da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ) (desde 2011).

Tema: Indicadores de eficiência energética adequados para regulação
Palestrante: Daniel Manzi. Coordenador de Fiscalização da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento da Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – ARES-PCJ; Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia de Piracicaba; Mestre em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP; Doutor em Engenharia Hidráulica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Foi Engenheiro e Diretor do Departamento de Operação e Manutenção do Serviço de Água e Esgoto de Piracicaba – SEMAE e Consultor Sênior na Itron; Professor de disciplinas de Hidráulica básica e aplicada na graduação e pós-graduação da Escola de Engenharia de Piracicaba – EEP.

Tema: Previsão de consumo de energia elétrica em revisão tarifária considerando metas de eficiência energética

Ricardo Hubner. Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental, Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase em Organizações Produtivas e formação em Auditor Líder Ambiental pela BVQI. Atua há vinte anos no Setor de Saneamento Básico e atualmente é colaborador do Setor Técnico da Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos do Médio Vale do Itajaí – AGIR.

Tema: Incentivar os prestadores a investir em troca de motores – o papel facilitador do regulador

Moderadora

Thalita Salgado Fagundes. Analista de Fiscalização e Regulação e Coordenadora da Academia ARES-PCJ – Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Engenheira Ambiental, Mestre e Doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento na EESC/USP.

FONTE: ABAR

Última atualização: 17 de dezembro de 2021 11:52.

Pular para o conteúdo