Agrese faz visita técnica na Estre Ambiental

Na última sexta-feira, 01, os servidores da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) participaram de uma visita ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGR), da empresa Estre Ambiental, no município de Rosário do Catete.

A inciativa se deve a possibilidade da utilização do gás (biogás) proveniente do aterro sanitário para a produção de energia.

O Centro de Rosário do Catete, segue o mesmo modelo de funcionamento e gestão da unidade, que está em atividade na cidade de Paulínia, em São Paulo, que é composta pelas unidades de aterro sanitário, de biogás, de tratamento de resíduo de líquidos percolados (chorume), de efluentes não domésticos, biorremediação e resíduos hospitalares.

“A Estre, por meio do CGR tem prestado um grande serviço a sociedade sergipana em aspecto da conservação do meio ambiente. Com a futura instalação da usina processamento do biogás irá traduzir em mais um avanço neste sentido, além de contribuir com as demandas energéticas do Nordeste”, ressaltou o diretor da câmara técnica de gás canalizado da Agrese, Douglas Costa Santos.

A visita contou com a participação do diretor presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira, da diretora técnica, Regina Luana Santos de França do Rosário, o assessor da procuradoria da Agrese, Breno Messias de Andrade Figueira, juntamente com a equipe técnica da Câmara Técnica de Gás Canalizado (CAMGAS) composta pelo diretor de câmara, Douglas Costa Santos, o Subdiretor, Marcone Carvalho e o assessor da câmara técnica de gás canalizado, Tércio Brito.

Após os cumprimentos, o coordenador operacional do CGR, Alisson Menezes realizou uma apresentação sobre o Instituto Estre, descrevendo o cenário atual e futuras propostas.

“Na visita podemos observar os mecanismos utilizados na operação, como proteção do solo, captação de chorume, controle de emissões gasosas, área de reserva legal e estruturação dos taludes”, finalizou o diretor presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana.

Ascom/Agrese

Última atualização: 17 de dezembro de 2021 11:52.