A atividade de Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) é destinada àqueles usuários que, de alguma forma, não conseguiram resolver suas demandas junto às concessionárias e recorrem à instância administrativa da Agrese. Entre janeiro e dezembro de 2019, no Relatório da Ouvidoria foram contabilizadas 808 manifestações resolvidas e 195 demandas pendentes, entre sugestões, denúncias, elogios, solicitações, informações e reclamações.
Atualmente as atividades da Agência Reguladora se concentram nos setores de gás canalizado (Sergas) e saneamento (Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso). É através da Ouvidoria da Agrese que os consumidores têm a oportunidade de manifestar de forma democrática suas opiniões sobre a qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de serviços públicos do Estado de Sergipe.
A ouvidoria da Agrese tem como prioridade buscar soluções para o atendimento das demandas, visando garantir o acesso do cidadão aos serviços públicos e uma manifestação de forma célere e desburocratizada. Nas questões mais complicadas, que exigem pesquisa, as solicitações são encaminhadas às áreas correspondentes e, posteriormente, a resposta é enviada para o demandante. “A Ouvidoria da Agrese têm o papel de acolher as manifestações dos cidadãos, efetuar o encaminhamento, orientação e acompanhamento da demanda e dar retorno ao usuário, na busca de propiciar uma resolução adequada aos problemas apresentados”, ressaltou o Diretor Presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira.
Os assuntos mais demandados em 2019 foram na área de saneamento e destacaram-se entre desobstrução da rede geral de esgoto; falta de água em alguns povoados dos municípios sergipanos e vazamento no hidrômetro.
Para ter acesso à ouvidoria da Agrese diversos canais de atendimentos são oferecidos aos usuários, tais como: telefone gratuito, internet, e-mail, correspondência, atendimento pessoal e o SE-OUV. Os atendimentos telefônicos e pessoais funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.
Antes de fazer a reclamação na ouvidoria da Agência Reguladora, o usuário deverá, primeiro, falar com a concessionária e ter anotado o número de protocolo de atendimento ou ter acessado o sistema SE-OUV para registrar a sua manifestação. Se não obtiver retorno no prazo informado, ou se discordar da resposta recebida, pode dar continuidade à sua reclamação na ouvidoria da Agrese. Os canais de acesso da ouvidoria da Agrese são pelo 08000791520 (apenas para telefones fixos) ou ligações por telefones móveis 79. 3218-2700; contato presencial no endereço da sede, localizada na Avenida Marieta Leite, nº: 301, bairro: Grageru, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, exceto sábados, domingos e feriados, CEP: 49.027-190 ou acessar o site www.agrese.se.gov.br
Ascom/Agrese