Agrese participa do III Congresso Nacional de Fiscalização da ANEEL, em Cuiabá

Evento reúne agências reguladoras de todo o país para debater fiscalização, inovação tecnológica e qualidade dos serviços de energia elétrica

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), por meio da Câmara Técnica de Energia (CTEnergia), participa do III Congresso Nacional de Fiscalização da ANEEL (Confia), realizado entre os dias 25 e 29 de maio, em Cuiabá, Mato Grosso.

Promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o congresso reúne representantes da agência federal e das agências reguladoras estaduais conveniadas, com o objetivo de fortalecer a atuação da fiscalização no setor elétrico, promover o alinhamento de procedimentos e ampliar os debates sobre temas estratégicos relacionados à regulação e à fiscalização técnica.

A programação do evento contempla palestras e painéis voltados para temas como fiscalização responsiva, qualidade dos dados nos processos fiscalizatórios, inovação tecnológica aplicada à fiscalização, desempenho e confiabilidade dos serviços de energia elétrica, segurança de barragens, atendimento ao consumidor, resiliência das redes elétricas e atualização de normas regulatórias.

De acordo com o diretor técnico da Agrese, Michael Arcieri, a participação da agência no congresso possui importância institucional e técnica para o fortalecimento das atividades regulatórias desenvolvidas em Sergipe.

“A participação da Agrese neste evento reforça o compromisso da Agência com a melhoria contínua da regulação dos serviços públicos, especialmente no que se refere à qualidade, continuidade, segurança e eficiência da prestação do serviço de energia elétrica à população sergipana”, destacou.

Ainda segundo Michael Arcieri, o Confia também representa uma oportunidade estratégica para o intercâmbio de experiências e o aperfeiçoamento das práticas de fiscalização entre as agências reguladoras estaduais e a Aneel.

“O ambiente de cooperação fortalece a atuação das agências, permitindo maior uniformidade técnica, compartilhamento de boas práticas e evolução dos mecanismos de acompanhamento e controle dos serviços prestados pelas distribuidoras”, afirmou.

Última atualização: 28 de maio de 2026 09:39.

Acessar o conteúdo