Agrese promove reuniões com o tema ‘Estado e administração pública’
No período de 13 a 16 de fevereiro, na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), autarquia especial, vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC, ocorreu uma série de encontros técnicos, com servidores nomeados para as câmaras setoriais de gás canalizado e de saneamento básico. O evento também contou com a participação dos estagiários nas áreas de economia e engenharia.
O técnico em políticas públicas, gestão governamental e assessor técnico da presidência da Agrese, Marco Guimarães conduziu os trabalhos, onde foram discutidos temas relacionados à administração pública contemporânea como, a lei de responsabilidade fiscal; monitoramento e avaliação de programa; plano plurianual; lei orçamentária, dentre outros assuntos alinhados ao modelo de gestão, no qual se insere as agências reguladoras.
“A semana foi bastante produtiva, especialmente para esclarecer sobre o funcionamento da administração pública, e como a Agrese se insere no contexto da administração”, avaliou Guimarães.
Também foram discutidas as atribuições de regulação e fiscalização da qualidade de serviços públicos delegados ou concedidos pelo Estado às empresas concessionárias que se operacionalizam e ofertam a sociedade.
“O curso foi muito interessante, pois tivemos uma noção como funciona a administração desde a história até os dias atuais”, frisou o engenheiro de petróleo e gás, membro da câmara técnica de gás da Agrese, Marcone Carvalho.
Maria Roseneide Santos, estagiária do nono período de economia da Universidade Federal de Sergipe, ressaltou a importância da gestão, manter o diálogo. “Acredito que a roda de conversa é uma ferramenta muito importante para conhecer como funciona o programa de planejamento da Agrese, da administração pública como um todo, dando ciência dos projetos desenvolvidos pela administração”, enfatizou.
“À medida que aprendemos e ensinamos aspectos relacionados à administração pública, a oferta à população de serviço, se torna cada vez mais transparente. Esses encontros servem para reforçar e aperfeiçoar o servidor”, finalizou o diretor-presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira.
Por Juliana Costa.
Ascom/Agrese
Publicado em 04/05/2021 00:00