Na última quarta-feira, 15, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) recebeu a visita do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa. O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre as duas instituições, que desde 2021 mantêm um convênio para a fiscalização da distribuição de energia elétrica no estado.
Sandoval Feitosa destacou o crescimento das atividades conveniadas ao longo dos anos e ressaltou o impacto positivo na melhoria dos serviços públicos de eletricidade em Sergipe.
“Desde 2021, temos um convênio com a Agrese, e, desde então, houve um grande crescimento nas atividades conveniadas, refletindo na melhoria dos serviços públicos de eletricidade no estado. Essa visita tem o propósito de fortalecer os laços com o órgão e agradecer o empenho e trabalho de toda a equipe, que se destaca entre as agências estaduais. Além disso, reforçamos a importância da continuidade desse trabalho para garantir um atendimento eficiente ao consumidor de energia elétrica de Sergipe”, afirmou o diretor-geral da Aneel.
Qualidade do fornecimento de energia em Sergipe
Feitosa também avaliou o fornecimento de energia no estado, que conta com duas concessionárias e uma permissionária. Segundo ele, os indicadores dessas distribuidoras são positivos quando comparados às médias do Nordeste e do Brasil.
“De modo geral, os indicadores são bons. O consumidor de Sergipe está em uma posição destacada no quesito qualidade dos serviços. Claro que ainda há melhorias a serem feitas, e elas estão sendo implementadas com investimentos e fiscalização permanente, conduzida com eficiência pela Agrese”, explicou.
O papel da Agrese na fiscalização do setor elétrico
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe é uma agência multissetorial responsável pela regulação e fiscalização de diversos serviços públicos, incluindo a distribuição de energia elétrica, conforme determinação da Aneel. O presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana, destacou a importância da visita da Aneel para estreitar a relação entre as entidades e garantir a qualidade do serviço prestado à população.
“Neste encontro, apresentamos um panorama do setor elétrico de Sergipe, incluindo a atuação das distribuidoras Energisa e Sulgipe, e discutimos os indicadores que fiscalizamos. Esse diálogo é fundamental para garantir a segurança do consumidor, que pode contar com um órgão fiscalizador atento à qualidade dos serviços de energia”, afirmou.
Além da fiscalização da energia elétrica, a agência também regula os serviços de saneamento e gás canalizado. Recentemente a Agrese foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para assumir a fiscalização da mineração e da loteria estadual, consolidando-se como uma agência multissetorial de regulação de serviços públicos.
















