Aneel aprova redução de 0,88% nas tarifas residenciais da Sulgipe
Sediada na cidade de Estância (SE), a Sulgipe, empresa que atende a 156 mil unidades consumidoras, localizadas em 14 municípios, sendo 12 na região sul do estado de Sergipe e dois na região nordeste do estado da Bahia, teve Reajuste Tarifário Anual de 2021 com redução de 0,88% para os consumidores residenciais (B1) aprovado e anunciado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O reajuste tem como foco apoiar o setor produtivo em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Os novos índices entraram em vigor no dia 22 de maio e tiveram em média um aumento de 11,08% para consumidores conectados à alta tensão, referente às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV), e uma redução de 0,19% para os de baixa tensão, alusiva às B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).
A diferença de efeito para os consumidores conectados em alta e baixa tensão ocorre, principalmente, pela variação dos custos, levando-se em conta a configuração de mercado da empresa. Já que na alta tensão aproximadamente 76% do perfil de consumo da empresa é composto por consumidores livres.
Os novos índices foram impactados, em especial, por custos com encargos setoriais, além de despesas relacionadas às atividades de transporte e aquisição de energia. Vale ressaltar que o conjunto de ações tomadas pela Agência para mitigar as tarifas, entre elas o empréstimo da conta-covid e o reperfilamento do pagamento do financeiro da RBSE das transmissoras, colaborou para amenizar o impacto deste reajuste.
Convênio Aneel / Agrese
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) por meio do Convênio de Cooperação firmado entre o Governo do Estado de Sergipe e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), executa atividades complementares de regulação, controle e fiscalização dos serviços e instalações de energia elétrica, garantindo a qualidade dos serviços prestados à população.
Fonte: ANEEL
Publicado em 06/06/2021 00:00