BR-235: Representantes do Ministério dos Transportes visitam in loco

Na manhã desta última terça-feira (19), técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), membros do consórcio autorizado e profissionais da Adema (Administração Estadual do Meio Ambiente), participaram de uma reunião que teve como pauta assuntos relacionados às questões ambientais do estudo de viabilidade da concessão do trecho da BR-235.

A reunião aconteceu na sede da Adema, teve como objetivo discutir alguns pontos e avaliação do Processo de Manifestação de Interesse (PMI), também ficou acordado entre os presentes uma reunião com Adema e Ibama para decidirem a competência de cada órgão.

“Ficou estabelecida que a Licença Prévia poderia ser dada para toda a obra e as Licenças de Instalações serão dadas por trechos individuais. Será elaborado também um termo de referência para análises. Quanto aos prazos, estes serão discutidos nos próximos encontros, pois teremos até o dia 13 de agosto para entregar o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI)”, declarou a diretora da câmara técnica de saneamento da Agrese, Ana Carolina Nadalini.

Participaram da reunião na Adema, Joelson Hora – engenheiro civil; Ana Carolina Nadalini – Diretora da Câmara Técnica de Saneamento da Agrese; Victória Souza – assessora da Procuradoria da Agência Reguladora; os representantes da Kappex, Sanpac e P4 concessões além dos representantes da Adema.

Já no período da tarde, foi realizada uma visita técnica in loco ao trecho delegado, a ser concessionado, para tratar do ponto de controle nos trabalhos na parte inicial dos estudos que será apresentado pelo consórcio autorizado.

O objetivo da visita foi verificar o estudo sobre a viabilidade para a concessão e duplicação da rodovia.
?A visita técnica in loco pelos representantes do Ministério dos Transportes, ao trecho da BR – 235 a ser duplicado, atende a um cronograma e plano de trabalho anteriormente estabelecido no convênio pactuado entre o Estado de Sergipe e a União. Isto significa que o objeto do convênio no qual é o estudo de viabilidade para a concessão e duplicação da BR – 235, está sendo plenamente executado de sorte, que brevemente teremos um melhor e mais seguro tráfego de veículos na rodovia que sem sombras de dúvidas, importará em prosperidade para o usuário e população da região,? enfatiza o diretor-presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira.

De acordo com o Diretor do Departamento de Outorgas de Transportes Terrestre, Henrique Oliveira Mendes, pelo convênio, o MTPA deve acompanhar como os estudos estão sendo feitos. ?Ele terá que ser aprovado pelo Ministério e por isso devemos acompanhar para facilitar o passo seguinte que seria a aprovação dos estudos?, explica.
A empresa autorizada informou que, já foram concluídos os levantamentos das condições do pavimento e a identificação dos defeitos através de um equipamento Pavement Scanner, que utiliza linhas de projeção de laser avançadas permitindo a identificação, avaliação integrada e contínua, de todo o perfil do pavimento.
Segundo Arthur Alves, que é um dos representantes da empresa autorizada, levantamentos das condições do pavimento e a identificação dos defeitos estão sendo feitos. ?Os serviços técnicos estão em andamento e assim que o trabalho estiver concluído divulgaremos os dados?, finalizou.

Ascom/Agrese

Última atualização: 17 de dezembro de 2021 11:54.

Pular para o conteúdo