A instalação da maior usina termelétrica do Brasil movida a gás natural e seu impacto ambiental foram temas da audiência pública realizada na última segunda-feira, 29, no espaço Gabes, localizado no município de Barra dos Coqueiros. A atividade contou com as participações de membros da diretoria executiva e profissionais da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese).
O município de Barra dos Coqueiros foi escolhido para instalar a usina termelétrica após um leilão com as cidades de Santo Amaro das Brotas, Nossa Senhora do Socorro e Laranjeiras. A usina terá capacidade para geração de energia equivalente a 15% de toda necessidade do Nordeste e criação de 2.500 postos de trabalho durante o pico da obra. Após a finalização da obra, a usina fornecerá gás para novas indústrias na Barra dos Coqueiros e nos demais municípios da Grande Aracaju. Além disso, a iniciativa vai proporcionar aumento na arrecadação de impostos no município de Barra dos Coqueiros.
“Estamos felizes por ter contribuído de alguma forma para a instalação de uma termelétrica desse porte aqui no Estado, que tem como benefícios a geração de renda e emprego, além de levar mais desenvolvimento para o município de Barra dos Coqueiros”, enfatiza o diretor-presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira.
O gestor relata que a Agrese trabalhou efetivamente na aprovação do regulamento do gás canalizado no Estado de Sergipe. “Para que a termelétrica pudesse ser instalada, foi necessária a regulamentação do gás feita pela Agrese. Desejamos sucesso para todos os envolvidos nesse importante projeto para o Estado”, finaliza Hamilton Santana.
Funcionamento
A Agrese foi criada em 2009 e implantada em 2015. Atualmente, funciona com duas câmaras técnicas: a de gás canalizado e a de saneamento, com técnicos especializados que atuam na criação de normas para controle e fiscalização das atividades relativas aos serviços concedidos pelo Estado.
Por meio da câmara de gás canalizado, a Agrese regula e fiscaliza os serviços relativos à distribuição do produto no Estado de Sergipe. A fiscalização realizada pela agência visa ao cumprimento do contrato de concessão e demais normas aplicáveis à prestação dos serviços de gás canalizado.
A Agência funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Mais informações através do telefone (79) 3218-2700 ou pelo site www.agrese.se.gov.br
Ascom/Agrese