Ouvidoria da Agrese recebeu mais de 14 mil ligações em 2020

A Ouvidoria da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) por meio do serviço 0800 foi o mais procurado pelos usuários do serviço público, o qual registrou mais 14 mil ligações de demandas entre janeiro e dezembro de 2020 e contabilizadas 1315 manifestações entre sugestões, denúncias, elogios, solicitações, informações e reclamações, destas 1223 demandas foram resolvidas.

Os assuntos mais demandados em 2020 foram na área de saneamento e destacaram-se entre faturas, desobstrução da rede geral de esgoto e falta de água em algumas localidades e municípios sergipanos.

Além disso, a Ouvidoria participou de 3 (três) reuniões de mediação entre a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e os usuários do serviço público de saneamento e abastecimento de água. Ademais foram recebidas demandas na Ouvidoria por meio do Sistema de Ouvidoria do Estado de Sergipe (Se-Ouv) bem como do canal E-Ouv Fala Br (Ouvidoria Federal). De março a setembro ocorreu o acompanhamento das providências tomadas e das manifestações recebidas pela Ouvidoria, com atuação na prevenção de conflitos, preservando as dimensões legais e legítimas, sempre respeitando o sigilo nos casos necessários e por fim, preservou o direito constitucional de acesso à informação.

Atualmente as atividades da Agência Reguladora se concentram nos setores de gás canalizado (Sergas) e saneamento (Deso). É através da Ouvidoria da Agrese que os consumidores têm a oportunidade de manifestar de forma democrática suas opiniões sobre a qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de serviços públicos do Estado de Sergipe.

Brevemente, a ouvidoria da Agrese estará desempenhando as atividades no setor elétrico, considerando que no dia 22 de junho de 2020, foi assinado o Convênio de Cooperação Técnica entre o Estado de Sergipe e a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, porém os serviços ainda não foram descentralizados, pois se encontra na fase de finalização do contrato de metas para iniciar os treinamentos e capacitações. Por ora, as manifestações poderão ser realizadas através da ouvidoria das distribuidoras. Se persistir a insatisfação deverá ser registrada na Ouvidoria Setorial da ANEEL através do número 167.

O Diretor Presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana, explica que a Ouvidoria faz um acompanhamento de todas as demandas até a sua efetiva solução, mas há casos em que o encaminhamento é mais complexo e por isso requer um tempo maior de prazo para que a questão seja resolvida. Ele cita como exemplo as demandas referentes à correção de valores das faturas dos serviços, bem como a solução de esclarecimentos a respeito de valores cobrados aos usuários.

Hamilton Santana enfatiza que, antes de encaminhar sua solicitação à Ouvidoria da Agrese, o usuário deve primeiramente procurar a concessionária prestadora do serviço e ter anotado o número de protocolo de atendimento ou ter acessado o sistema Se- Ouv para registrar a sua manifestação. “Caso a concessionária não solucionar a demanda no prazo informado, ou se discordar da resposta recebida, o usuário pode dar continuidade à sua reclamação na ouvidoria da Agência Reguladora”, finaliza o Diretor Presidente, Hamilton Santana.

Os canais de acesso da ouvidoria da Agrese são pelo 08000791520 (apenas para telefones fixos) ou ligações por telefones móveis 79. 3218-2700; ou acessar o site www.agrese.se.gov.br

Ascom/Agrese

Última atualização: 17 de dezembro de 2021 11:50.

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