Plano de investimentos da Sergas é apresentado na Agrese
Na última terça-feira (07), membros da diretoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) e da Sergas, estiveram reunidos para discutir as perspectiva de interiorização e avaliação de mercado, destinada ao gás natural em alguns municípios sergipanos.
Na ocasião, os gestores debateram os possíveis mecanismos para ampliação da malha de distribuição do gás natural no Estado de Sergipe, tomando por base o aumento do consumo dessa importante fonte de energia, que tem usos diversos como, combustível, gás em residência e indústrias.
A Sergas foi criada em 1993, com as atribuições de adquirir, armazenar, transportar, distribuir, comercializar e prestar serviços correlatos na área de energias renováveis e gás. A rede de distribuição da Sergas está presente em 7 municípios, além de outros que são atendidos com gás natural comprimido (GNC) por uma rede de distribuição com aproximadamente 146 km de extensão.
De acordo com Gabriela Damasceno Duarte, diretora técnica e comercial da Sergas, a intenção é demonstrar que o gás natural é uma alternativa energética vantajosa para os municípios em todas as suas possíveis aplicações, seja no segmento comercial, industrial, residencial ou veicular. “O gás natural é um indutor de investimentos e a nossa intenção é viabilizar, junto com os municípios, os projetos de infraestrutura de atendimento necessários para que cada vez mais regiões do Estado de Sergipe possam contar com esse combustível, que é menos poluente, mais econômico e que vai trazer mais competitividade”, destacou Gabriela.
“Em Riachuelo existe uma indústria têxtil, com potencial de consumo em torno de 5.000 m3/dia. Atualmente consome GLP, pois houve tratativas em março de 2010 e contudo, não deu prosseguimento pelo auto valor apresentado na época pela GNC Carmopólis. Já no município de Rosário do Catete, houve atendimento com GNC na utilidade Piloto do Vale,” detalhou Plablo Matsuo, gerente comercial da Sergas.
Para o diretor técnico da Agrese, Jean Carlos Nascimento Ferreira, a reunião foi de vital importância para a troca de conhecimentos. “Esta parceria da Agrese com a Sergas é muito importante, pois tratamos do fortalecimento mútuo entre os serviços especialmente, para os futuros investimentos da Sergas na área de Interiorização do gás canalizado em Sergipe”, concluiu o gestor.
Benefícios
Entre as vantagens do gás natural, apontadas pela empresa, está a melhoria na mobilidade urbana, já que a distribuição por meio de tubulações em forma de rede de distribuição, reduz o tráfego de caminhões de combustível em rodovias, ruas e avenidas; elimina espaços de armazenagem, reduzindo riscos. Além disso, é fonte limpa e segura de energia, com abastecimento contínuo, mantendo suas características físico-químicas sempre constantes, garantindo maior produtividade.
Ascom/Agrese
Juliana Costa
Publicado em 02/04/2021 00:00