Técnicos apresentam atividades da Agrese

Na manhã da última terça-feira (25), aconteceu uma apresentação das atividades da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), durante uma capacitação para coleta de amostra de água. O objetivo da apresentação foi para apresentar as atividades que são desenvolvidas na Agência Reguladora e também foi apresentado alguns pontos do termo de cooperação técnica entre a Agrese e SES.

Capacitação

O programa de Educação Continuada do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) iniciou nesta terça-feira, 25, a partir das 8h30, a capacitação para coleta de amostra de água. A atividade realizada no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem como público alvo, agentes que atuam na vigilância sanitária ambiental dos 75 municípios sergipanos.

Em dois dias serão discutidos temas relativos a portaria do Ministério da Saúde (MS) de consolidação nº 5, Parâmetros da água, Interpretação dos Dados, Sistema GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial), Cadastro de amostras, Importância das informações, Kit para coleta de água, Técnicas de Coleta de Água, Análise de cloro de campo e Demonstração Prática de coleta de água para análises.

Qualidade da água

O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano. E consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação.

“Foi muito proveitosa essa apresentação e capacitação, porque mostramos o papel da Agrese e ao mesmo tempo uma ótima troca de experiências que são desenvolvidas nos serviços para a população sergipana no quesito à qualidade da água”, finaliza o diretor técnico da Agrese, Jean Carlos Nascimento.

Participaram da apresentação o diretor técnico da Agrese, Jean Carlos Nascimento, o diretor de subcâmara, Raimundo Alves Lima Sobrinho e o assessor da câmara técnica, Matheus Rodrigues Bispo da Silva.

Fonte: SES/LACEN/AGRESE

Última atualização: 17 de dezembro de 2021 11:49.

Pular para o conteúdo