A Agrese e o arcabouço regulatório para o gás canalizado do Estado foram destaques no Sergipe Oil & Gas

A Agrese e o arcabouço regulatório para o gás canalizado do Estado foram destaques no Sergipe Oil & Gas

Nos dias 16 e 17 de agosto, o Estado de Sergipe se consolidou como protagonista no cenário do segmento de petróleo e gás com a realização da 2ª edição do Sergipe Oil & Gas, um evento de grande relevância que reuniu diversos agentes de mercado do setor. O encontro, organizado pela Brainmarket e Eolus, empresas dedicadas ao desenvolvimento do segmento, proporcionou um ambiente propício para discussões e networking, impulsionando o avanço da cadeia de petróleo e gás no Estado.

Em um momento crucial para a indústria de petróleo e gás no Brasil, o Sergipe Oil & Gas trouxe à tona temas de alta relevância e urgência para o país. Um dos pontos altos do evento foi a participação ativa da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) e sua contribuição que abordou o desenvolvimento regulatório no Estado de Sergipe e como este pode impactar positivamente o mercado.

O diretor da Câmara Técnica de Gás Canalizado da Agrese, Douglas Costa, que possui uma vasta experiência no setor, apresentou um painel instigante intitulado “Harmonização Regulatória de Sergipe e a Situação do Estado Relivre”. O tópico abordado ganha particular importância no contexto em que Sergipe está se preparando para alavancar sua produção de petróleo e gás, consolidando-se como um polo de exploração de destaque nacional.

“Foi muito gratificante poder explanar sobre a evolução regulatória que Sergipe demonstrado ao mercado por meio da atuação da Agrese, pois no painel expomos aquilo que o Estado já fez no sentido de harmonizar seu regulamento a nova lei do gás e aquilo que ainda fará, deixando claro para todos os presentes que, no que depender da Agência Regulatória, a segurança Jurídica de todos os Stakeholders está garantida, bem como o compromisso da Agrese com as práticas mais modernas e adequadas de normatização regulatória que mantem Sergipe como referência nacional”, explicou Douglas Costa.

No mesmo painel em que a Agrese fez sua exposição, nomes como Symone Araújo (ANP), Natalia Seyko (ABRACE) e Ana Claudia Sant’Ana Pinto (EPE) trouxeram contrapontos que permitiram refletir sobre quais ações o Estado deve se dedicar prioritariamente para consolidar o número de investidores e consumidores no mercado local, bem como para que, em um futuro próximo, o Hub Sergipe seja uma importante referência de modelo de mercado.

A harmonização regulatória é uma questão fundamental para o crescimento do setor de petróleo e gás em Sergipe. A Agrese, nesse sentido, desempenha um papel estratégico ao garantir que as regulamentações e normas se alinhem de maneira eficaz, promovendo um ambiente de negócios saudável e seguro para as empresas envolvidas. Essa harmonização estimula o desenvolvimento econômico do Estado ao atrair investimentos e fomentar a criação de empregos.

O Sergipe Oil & Gas consolidou-se como um marco para o calendário do setor energético nacional, reafirmando a posição de Sergipe como um polo promissor na exploração de petróleo e gás.

Última atualização: 18 de agosto de 2023 11:00.

Acessar o conteúdo