Agrese e Transportadora Associada de Gás dialogam sobre ampliação da infraestrutura de transporte de gás natural em Sergipe

Com o objetivo de promover o alinhamento de estratégias para o desenvolvimento do setor de gás no estado de Sergipe, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) recebeu, na manhã da última terça-feira, 30, a visita institucional dos representantes da Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG).

Durante a reunião e troca de experiências, foram abordadas questões relacionadas à ampliação da infraestrutura de transporte de gás natural, bem como à modernização de processos e tecnologias, além de discussões sobre oportunidades de investimento para impulsionar o crescimento do setor.

O diretor Comercial e Regulatório da TAG, Ovidio Quintana, parabenizou o Estado de Sergipe por ser uma referência no desenvolvimento do mercado de gás. “É muito importante essa troca de experiências e colaboração entre as equipes. Somos um setor regulado federal de transporte, mas a visão integrada da rede passa também pela cooperação e pelo diálogo com as agências estaduais. E a Agrese está de parabéns pelo desenvolvimento da Regulação em prol do mercado de gás, estando hoje no topo do Relivre”, pontuou.

“A Agrese tem apostado na abertura de mercado como mola propulsora do mercado de gás natural do estado, visto que entendemos que o aumento da oferta de gás mediante a atração de agentes de mercado é essencial para a redução do preço da molécula. Ter esses momentos de integração com os agentes de mercado, nos permite verificar pontos a serem levados à discussão com vistas à melhoria da segurança jurídica, almejada por todo o mercado de gás”, explicou o diretor da Câmara Técnica de Gás Canalizado, Douglas Costa.

O diretor-presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira, enfatizou que o diálogo foi importante para estreitar o relacionamento com a empresa e prospectar novas oportunidades para o setor. “Foi uma honra para a Agrese receber os dirigentes da TAG, onde discutimos questões regulatórias. Na oportunidade, ficou determinada uma agenda para a participação da Agrese em uma reunião com a direção da TAG, no Rio de Janeiro, para estabelecer um possível contrato de cooperação ou convênio. Uma parceria importante, pois a TAG é fundamental na área de transporte de gás, que é uma fonte energética que poderá trazer para o estado de Sergipe mais desenvolvimento, com indústrias que trarão emprego e renda”, frisou.

Segundo Luiz Hamilton, a Agrese, cumprindo o papel para o qual foi constituída, segue adotando as melhores práticas regulatórias, oportunizando de igual modo a todos os agentes diretos e indiretos do mercado de gás natural a possibilidade de discutir os rumos que o mercado regulado deve tomar. “Sempre com vistas à modernização do seu arcabouço regulatório e à sua harmonização com os normativos federais, criando um ambiente seguro e atrativo para os usuários e investidores”, concluiu.

Última atualização: 31 de janeiro de 2024 12:25.

Pular para o conteúdo