Agrese promove audiência de mediação para tratar do abastecimento de água em Muribeca

Encontro reuniu Município, Deso e Iguá para alinhar encaminhamentos e buscar soluções para a melhoria do serviço

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) realizou, na última quarta-feira, uma audiência de mediação para tratar da situação do abastecimento de água no município de Muribeca. A reunião contou com a participação de representantes da Prefeitura Municipal, da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e da Iguá Sergipe, com o objetivo de fortalecer o diálogo e construir encaminhamentos voltados à melhoria do serviço prestado à população.

A procuradora-chefe da Agrese, Danielle Fantim da Paixão, explicou que a mediação é uma ferramenta disponibilizada pela Agência para promover a conciliação e a busca de soluções consensuais. Segundo ela, o processo envolve a definição de prazos, a análise técnica e jurídica da documentação apresentada pelas partes e, posteriormente, o encaminhamento à Diretoria Executiva da Agência para deliberação e adoção das medidas cabíveis.

Durante a audiência, também foram discutidas alternativas para minimizar o desabastecimento no município e avançar em ações estruturantes. O diretor jurídico da Iguá Sergipe, Leandro Arêdes, destacou que o diálogo institucional é fundamental para o avanço das soluções. Segundo ele, as obrigações existentes devem ser analisadas à luz dos instrumentos vigentes, com a participação do Poder Concedente, de modo a viabilizar os investimentos necessários e garantir maior segurança para a execução das ações voltadas ao abastecimento de água.

O diretor técnico da Deso, Kleber Curvelo Fontes, ressaltou a importância da atuação integrada entre as instituições. “Viemos preparados para tratar do desabastecimento em Muribeca e é importante destacar a união entre Deso e Iguá, com o objetivo principal de atender às demandas da população. Apresentamos ainda projetos relevantes que poderão contribuir para a melhoria do abastecimento no município e nos povoados”, afirmou.

O prefeito de Muribeca, Mário César da Silva Conserva, avaliou positivamente a mediação conduzida pela Agência. “Buscamos a Agrese para encontrar alternativas efetivas para o abastecimento de água em nosso município. A atuação da Agência fortalece o processo e contribui para decisões mais eficientes em favor da população muribequense”, destacou.

Como encaminhamento da audiência, a Agrese irá oficiar o Poder Concedente, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), para dar continuidade às tratativas relacionadas às ações necessárias para a melhoria do abastecimento de água em Muribeca.

Última atualização: 19 de dezembro de 2025 08:02.

Acessar o conteúdo