Na manhã desta segunda-feira (27), profissionais e membros da diretoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), e o gerente de Controle e Vigilância de Qualidade da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), estiveram reunidos para avaliar os procedimentos técnicos utilizados no tratamento da água, até chegar nas residências da população sergipana.
O gerente de controle e vigilância de qualidade da Deso, Giovani Silva falou sobre o tratamento da água feito pela empresa e a qualidade obtida pelo processo produtivo até o momento do consumo. “Essa apresentação mostra a qualidade dos serviços prestados pela Deso e as atividades de controle de qualidade em todas as fases do processo”, informou Giovani.
Na oportunidade, o gestor explicou que existe o controle estático da qualidade efetuado sobre o produto acabado ou semiacabado, ensejando duas únicas possibilidades: aceitação ou rejeição. Já o controle dinâmico da qualidade ao controle efetuado nas etapas que caracterizam o processo produtivo e distributivo. A Deso tem 115 sistemas de produção, que abastece uma população de 1.793.110, onde o tratamento é desenvolvido com tecnologia apropriada, adequada à qualidade e característica da água bruta de cada manancial.
Segundo Giovani, ao captar e tratar a água, as equipes operacionais da Companhia realizam o controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade para atingir os níveis recomendados de potabilidade. Nesse processo, o tratamento da água bruta passa por etapas entre elas floculação, decantação, filtração, cloração, coagulação e desinfecção. “Essa reunião foi bastante produtiva conhecemos como é feito o tratamento da água, desde os mananciais até o consumo”, ressaltou o engenheiro civil, Joelson Hora Costa.
“A água passa por análises em laboratório próprio da empresa e em unidades laboratoriais terceirizadas com certificações ISO/IEC 17025. Mensalmente, são emitidos relatórios de controle de qualidade para as Coordenadorias de Vigilância Sanitária do Estado e Municípios sergipanos”, pontuou o gerente da Deso.
Para finalizar, ele explicou que toda água captada e tratada pela Deso é monitorada desde o manancial até o ramal do imóvel do cliente. A cada mês, a empresa chega a coletar 3.535 amostras e efetivo 28.050 ensaios em todo o território sergipano atendido.
Após a apresentação, a diretora da câmara de saneamento da Agrese, Juliana Cabral, solicitou a emissão de relatórios de controle de qualidade para a agência. “É uma forma da diretoria da Agência acompanhar os serviços”, disse.
A Agrese tem por finalidade exercer o poder de regular e de fiscalizar as concessões e permissões de serviços públicos no Estado de Sergipe, por disposição legal ou delegação.
“Esse momento foi importante para esclarecer várias dúvidas relativas aos serviços ofertados pela Deso. Estamos trabalhando para que cumpram com a portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011, as resoluções nº 357 de 17 de março de 2005, nº 430 de 13 de maio de 2011, além do decreto de nº 5.440 de 04 de maio de 2005”, destacou o diretor técnico da Agrese, Jean Carlos Nascimento Ferreira.
Ascom/Agrese