Governo de Sergipe assina Decretos relacionados à modernização regulatória de responsabilidade da Agrese

Na última segunda-feira, 02 de agosto, membros da Diretoria Executiva da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), formada pelo diretor-presidente Luiz Hamilton Santana de Oliveira, a diretora técnica Regina Luana Santos de França do Rosário e o procurador-chefe Christiano Dias Lebre, estiveram presentes na inauguração da Unigel Agro Sergipe, unidade em Laranjeiras (antiga Fafen).

Após a inauguração, os membros da diretoria executiva da Agrese participaram durante a tarde de solenidade, no Teatro Tobias Barreto, onde o Governo do Estado de Sergipe assinou também decretos relacionados à modernização regulatória, de responsabilidade da Agrese.

Foram assinados os Decretos que regulamentam as Resoluções de n° 15/2021 e n° 16/2021 do Conselho Superior da Agrese que irão para Consulta Pública, visando transparência e participação social dos usuários.

A resolução n° 15/2021 trata de adequação no Regulamento da Agrese aos Manuais de Boas Práticas Regulatórias da ANP e do Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural (CMGN). Tal resolução insere elementos de participação social no seu regulamento, que fazem parte das boas práticas regulatórias utilizadas por diversos entes, e permitem contribuições dos usuários dos serviços na tomada de decisões regulatórias.

Já a Resolução nº 16/2021 trata das alterações no Regulamento dos Serviços Locais de Gás Canalizado no Estado de Sergipe, conforme as regulamentações estaduais sobre o mercado livre de gás natural, a Lei nº 14.134/2021 e o Decreto Federal nº 10.512/2021 que regulamentou a lei.

De acordo com o diretor-presidente da Agrese Luiz Hamilton Santana de Oliveira, o ato foi de extrema importância para abertura do gás em Sergipe, onde através de decreto, o governador Belivado Chagas reconheceu e homologou duas resoluções de grande relevância, aprovadas pela diretoria da Agrese e pelo Conselho Superior da Agência Reguladora. “As resoluções aprovadas estabelecem uma modernização do setor de gás nos procedimentos de regulação e também a adequação do regulamento atual do gás da Agrese, à nova Lei do Gás. E com este ato, significa dizer que o Estado de Sergipe, que está segundo a Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE) no Ranking Regulatório entre os 6 melhores estados em modernização na sua regulação no seu arcabouço jurídico, poderá alcançar o ápice do ranking na modernização do gás, trazendo competitividade e abertura de mercado para o estado”, destaca.

Ainda durante a solenidade foi apresentado o Plano Tributário do Setor de Óleo e Gás. O estudo realiza um diagnóstico dos desafios da legislação tributária do ICMS para o gás natural em Sergipe e aponta recomendações de medidas e soluções para avaliação, sendo mais de 30 itens apenas em âmbito interno.


Foto: Arthuro Paganini/Supec

Ascom/Agrese

Última atualização: 17 de dezembro de 2021 11:47.

Pular para o conteúdo